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Envios que contenham Baterias de Lítio

Com efeito desde 1 de abril de 2016, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) emitiu mais restrições para o transporte de baterias de lítio que são embaladas e transportadas como itens individuais / (UN3480 / PI 965).
Uma grande variedade de bens electrónicos alimentados por baterias de lítio são afectados pela nova regulamentação, independentemente de serem recarregáveis (Íons de Lítio) ou não (Metal Lítio).
  • As Baterias de Lítio são embaladas e expedidas como items individuais. Exemplo: Baterias soltas/Power Bank
  • As Baterias de Lítio são embaladas separadamente mas expedidas com outros equipamentos na mesma caixa. Exemplo: Um telemóvel com uma bateria de Lítio de substituição
  • As Baterias de Lítio estão contidas ou instaladas num equipamento e como tal expedidas na mesma caixa. Exemplo: Um computador tablet como uma bateria de lítio integrada e que não pode ser removida ou substituída pelo utilizador
Devido a preocupações de segurança levantadas pela Indústria da aviação, a regulamentação da IATA relacionada com baterias de Lítio foi reforçada e as companhias aéreas tem de cumprir essas normas de uma forma mais rigorosa.
Por favor note que o transporte seguro destes conteúdos por ar e e o cumprimento integral das regulamentações da IATA é uma obrigação legal do expedidor. Face a isto a IATA produziu um guia para ajudar os expedidores a entender e a cumprir a regulmentação.

Além disso qualquer pessoa, empresa ou entidade identificada como expedidor na guia de transporte DHL Express do envio é legalmente responsável por assegurar o cumprimento a 100% da regulamentação revista da IATA. Esta responsabilidade persiste mesmo que o envio que contém as baterias de Lítio não pertença exactamente ou tenha sido feito pela pessoa, empresa, ou entidade identificada na guia de transporte.
Para evitar quaisquer consequências indesejáveis por favor alertem a DHL Express quando pretenderem expedir envios que contenham baterias de Lítio. A nossa equipa de peritos está disponível para o esclarecer relativamente à mais recente regulamentação de Bens Perigosos da IATA.
Na sequência de uma decisão da IATA / ICAO de proibir o transporte de baterias de lítio meta, em avulso em aviões de passageiros, a partir de janeiro de 2015, a DHL Express é igualmente incapaz de aceitar essas baterias na sua rede. O regulamento IATA / ICAO aplica-se a baterias de Lithium Metal, transportadas sem acondicionamento, que sejam da Seção II, PI-968 enquanto as baterias de Lithium Metal embaladas com equipamentos (PI-969) ou contidas em equipamentos (PI-970) continuam a ser aceitáveis. Não há nenhuma alteração aos regulamentos para as baterias de Lithium Ion.

No caso PI-967 e PI-970 há a exigência de que o lote está limitado a um máximo de 2 volumes (cada um contendo no máximo 4 pilhas ou 2 baterias dentro do equipamento correspondente).

Se o envio exceder 2 volumes, o selo de manuseamento de baterias de lítio (e requisitos subsequentes) serão aplicados.

O limite de 2 volumes por envio só entrará em vigor no dia 1 de Janeiro de 2017, uma vez que os regulamentos preveem um período de transição de 12 meses, no entanto, recomenda-se que os remetentes o comecem a implementar o mais rapidamente possível.

Na sequência das mudanças ICAO / IATA efetivas a 01 de Abril de 2016, as baterias PI-965 estão proibidas em aviões de passageiros. Devido a isso oferecemos um serviço limitado para determinados destinos. PI-965 Seção II requer uma aprovação especifica em conta com aprovação específica para transporte deste tipo de envios. Para informações adicionais, por favor contacte o seu representante local da DHL. As baterias de lítio embaladas com os seus equipamentos(PI-966) ou dentro dos mesmo (PI-967) são aceitáveis para transporte.

Importante!

 Baterias de Lítio das quais se sabe ou suspeita estarem defeituosas ou danificadas representam um alto risco para o pessoal e para a carga, e não são permitidas nos aviões em qualquer circusntância.
 Quando se sabe ou se suspeita que uma Bateria de Lítio de um computador, telemóvel ou outro dispositivo esta danificada ou defeituosa, esta deve ser removida antes da DHL aceitar o envio.